Nas alturas

Alguém aí já teve a curiosidade de saber a história do nosso fiel companheiro Salto alto? Eu sim!
Esses dias eu tava de salto e a minha vizinha solta essa perola: "Para onde vai com esse Luís XV?"  e eu olhei pra ela fazendo poker face, hahaha! Não tinha entendido o que ela queria dizer, foi aí, que inventei de pesquisar sobre e estou aqui para  compartilhar com vocês sobre o assunto. 
Saibam que a loucura pelos saltos não é algo novo e nem de exclusividade feminina, afinal a obsessão pelo acessório pra ficar alguns centímetros mais alto existe desde o século XVII quando foi criado pelo rei da França Luís XV, ele possuía apenas 1,60 de altura e por isso o desejo de aparentar ser mais alto. Como a França era sempre a primeira a lançar e ditar as tendências, a moda se espalhou por toda a Europa e virou símbolo de status. Ironia do destino ou não, um dos objetos mais desejado por nós mulheres foi criado por um homem. Entretanto a origem do salto remonta as antigas tribos africanas quando as mulheres eram colocadas em pedestais em cerimônias de homenagem, simbolizando seu valor e importância maior do que os homens. 
Na Itália, no século XVIII, os nobres, tanto mulheres quanto homens usavam plataformas de até 70cm (gente, imaginem uma pessoa com um salto de 70 CM, SOCORRO!), chamadas de chopines e precisavam do auxilio de dois criados para manter o equilibrio, ou seja, era um produto de luxo que demonstrava que você era rico. E quanto mais alto era o calçado, maior a quantidade de bens que você tinha.
Na décade de 1950, nasce o modelo que seria o símbolo de sensualidade, o salto agulha (meu favorito), foi fabricado por um italiano que criou um salto com miolo de metal, inovação que permitiu os saltos tornarem-se mais finos. Tudo bem, que esses são os que deixam nossos pés super cansados e doloridos, mas temos que concordar que são os mais bonitos e femininos do mercado. Concordam? 

XOXO

Contem-me  nos comentários qual seu modelo de salto alto favorito!
Arezzo

Schutz

2 comentários:

  1. Adorei o post!!!
    Beijinhos e muito sucesso :*
    http://www.vamospapear.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Camila. Fico feliz que tenha gostado!
      xx

      Excluir

Tecnologia do Blogger.